PORTUGAL DE OURO NO 4º EUROPEU DE STICK FIGHTING E REVALIDA O TÍTULO DE CAMPEÃO EUROPEU

Publicado em 16-07-2019

Decorreu em Anagni, Itália, o Europeu de Stick Fighting (Combate de Bastão) entre os dias 12 e 14 de Julho de 2019. Este evento que contou com cerca de 150 atletas de 9 países diferentes (Alemanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Suiça), foi a quarta edição por parte da organização internacional GSBA - Global SticK & Blade Alliance (organização internacional que tem a tutela competitiva da modalidade).

Durante estes três dias, a cidade de Anagni e o estádio desportivo Cittá dei Papi assistiu às três disciplinas principais da modalidade: Formas, combate com bastão vivo e combate com bastão acolchoado.

Portugal participou com 14 atletas dos 11 aos 44 anos e arrecadou 23 medalhas (9 ouro, 10 prata, 4 bronze), sendo apenas suplantada pela Itália.

 Até a esta edição do Europeu, Portugal contava no seu palmarés com 5 títulos europeus, 2 vice-campeões europeus e um bronze. Desde o último europeu (2017-Polónia) a modalidade em Portugal tem vindo a ganhar mais atletas que se estendem a várias escolas de artes marciais do país, o que culminou na impressionante conquista de 21 novos títulos Europeus, e duas revalidações, incluindo a do tetra Campeão Europeu de Seniores masculino (+80kg) Carlos dos Santos e de Rodrigo Andrade na categoria de -75kg.

Em Portugal, esta modalidade teve origem no jogo do pau, a única arte marcial de origem Portuguesa, desenvolvida por D. Nuno Álvares Pereira no Séc.XIV. Em pleno sec. XXI esta arte marcial perdura no tempo, na sua vertente competitiva, graças ao trabalho desenvolvido pelo nosso primeiro atleta internacional, Carlos dos Santos, agora atleta e seleccionador da equipa nacional.

A selecção nacional, para além dos atletas oriundos das diversas academias de artes marciais nacionais, conta com alguns militares da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, que conquistaram 7 medalhas nas categorias de single padded stick (combate com bastão), e double padded stick (combate com duplo bastão).